Você já imaginou que uma imagem na internet poderia ser vendida por mais de 90 milhões de dólares ?
Pois é, foi o que aconteceu com a arte The Merge (Pak) que foi vendida por exatamente – US$ 91,8 milhões (aproximadamente R$ 485 milhões de Reais). Para alguns pode parecer inacreditável, mas a verdade é que está acontecendo, os certificados digitais vêm despertando o interesse e ganhando cada vez mais espaço transformando a maneira como as pessoas olham para itens online, que na teoria não passam de “0” e “1”.
Sensacional isso não é mesmo?? De maneira geral, em todas as épocas da humanidade o ser humano se provou colecionador e deu valor para diferentes coisas, seguindo a lógica da evolução, nada mais justo que, hoje, no meio digital os itens também tivessem valor e características únicas.
Mas antes de começar a desvendar esse mundo e entender exatamente o que são os NFTs precisamos entender alguns termos que irão nos ajudar a explicar!
Como toda construção precisa ter uma base, aqui vai ela:
Patente: Patente é um direito exclusivo sobre uma invenção ou criação industrializável, concedido por órgão público oficial.
Certificado: Certificado, como o próprio nome já diz, certifica alguma coisa que a pessoa fez, basicamente um item que garante que aquilo é verdade.
Fungível: Pode ser substituído por outra coisa de mesma espécie, qualidade, quantidade e valor. Como por exemplo: dinheiro. Que uma nota de 10 reais pode ser trocada por duas notas de 5 reais. Já uma obra de arte como a Monalisa não é fungível pois não podemos trocar uma Monalisa por duas obras de arte de metade do valor dela, cada um dá o valor diferente para cada item.
Blockchain: O blockchain armazena periodicamente informações de transações em lotes, chamados blocos. Esses blocos recebem um código matemático único e são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos – uma corrente, provando a origem de algo. Como se fosse um trenzinho de informações, com um vagão sendo colocado a cada nova movimentação.
Prontinho, agora iremos entender na teoria como funcionam os NFTs.
Como tradução significa Tokens Não Fungíveis, ou seja, ao identificar o certificado digital, aquele item se torna único e suas características agregam valor ao item . Por exemplo uma skin de jogo de um jogador famoso, item raro em qualquer plataforma, jogadas em vídeo da NBA (Já estão sendo vendidas), imagens, o primeiro post no twitter já foi vendido em formato de NFT, e por ai vai, as possibilidades são infinitas no meio digital.
E agora você se pergunta pra que serve?? E eu respondo:
Para o que você quiser, os NFTs podem ser para guardar uma recordação do seu jogo favorito, pode ser um item de alguém especial, uma foto, qualquer motivo pode ser um motivo para guardar um NFT, inclusive como negócio, pensando na valorização deste item. É isso ai, espero ter te ajudado a entender um pouco mais desse mundo digital, compartilhe esse conteúdo com seus amigos! A YoursBank te deseja uma ótima semana! Até maissss.
Leia mais:
Como começar 2022 ready para guardar dinheiro e investir!!!
Os 10 melhores apps para facilitar a viagem
O que significa Poupança, Renda Fixa e Renda Variável?
Como um ato de rebeldia virou um nobel da paz aos 17 anos
Vem para a Yours! Baixe agora nosso App: