A importância da Educação Financeira nas escolas para o futuro dos jovens

A jornada para um Brasil economicamente saudável passa, inegavelmente, pela porta das escolas públicas e privadas. Num país onde a prosperidade é sonho comum, educar nossos futuros cidadãos para gestão das finanças é um passo estratégico para tornar esse sonho realidade. 

A Yours acredita que rico é o país em que os trabalhadores sabem lidar com dinheiro. Por isso, destacamos a necessidade das escolas, sejam elas públicas ou privadas, de incluir a educação financeira em seus currículos.

Formar jovens em conceitos básicos de economia é quase uma questão de saúde mental, pois estamos em um país onde 78% da população convive com algum tipo de dívida com juros. Recentemente o governo de São Paulo determinou que as escolas da rede estadual ofereçam noções de inteligência financeira a partir do 8⁰ ano do ensino fundamental.

Nossa expectativa é que também qualifiquem os professores, para que a ideia não fique na teoria. Esperamos que a sala de aula seja um lugar de aprendizados práticos e que outros Estados sigam este bom exemplo! 

Por que Educação Financeira?

Cedo ou tarde, cada criança e jovem terá de enfrentar o mundo financeiro, repleto de desafios e oportunidades, como:

  • Cartão de crédito com juros altíssimos
  • Financiamento com comprometimento a longo prazo
  • Armadilhas nos empréstimos
  • Benefícios como cashback e programa de pontos
  • Investimentos com retorno garantido
  • Imposto de renda anual

A educação financeira é a bússola que os guiará por esse universo, ensinando habilidades para:

  • Fazer escolhas financeiras conscientes;
  • Poupar para objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Compreender e aplicar conceitos de investimentos;
  • E, acima de tudo, evitar as armadilhas do endividamento.

O papel das escolas

Escolas são espaços de aprendizado e formação humana, e o conhecimento sobre dinheiro é uma dimensão fundamental desta formação. Em uma sociedade cada vez mais complexa, as escolas têm o potencial de preparar jovens e crianças para:

  • Administrar a mesada ou o primeiro salário com sabedoria;
  • Planejar o futuro financeiro com segurança;
  • Entender a importância de ações como investir e empreender.

Implementar disciplinas focadas em inteligência financeira é fornecer o prólogo prático para que, ao ingressarem no mercado de trabalho, esses jovens já estejam familiarizados com conceitos financeiros essenciais.

O compromisso da Yours com a educação financeira

A Yours é um exemplo de sinergia entre conhecimento e prática. Aqui, trabalhamos todos os dias para que as famílias brasileiras tenham conhecimento integrado aos serviços bancários.

Nossa plataforma de educação financeira não é apenas uma fonte de informações gratuitas e relevantes — ela é um espaço onde os ensinamentos de educação financeira se aliam à prática, por meio de contas digitais com pix, cartão pré-pago virtual e físico, além de monitoramento do extrato em tempo real.

O sonho coletivo

Preparar nossos jovens para a vida financeira é investir na riqueza do nosso país. Neste processo, com efeito, se beneficia o indivíduo, a família e, consequentemente, o país e o mundo! 

Com escolas que abraçam o ensino da educação financeira, criamos a próxima geração de consumidores conscientes, investidores sagazes e, potencialmente, empreendedores inovadores.

Portanto, que as escolas sejam não somente espaços de conhecimento, mas também de sabedoria financeira. E que a Yours continue a ser o elo que une a teoria à prática da inteligência monetária. Juntos, moldamos uma sociedade mais forte, autônoma, e sim, mais rica em todas as suas valências.

A escola do seu bairro fala de Educação financeira?

Diga aí, como você percebe a inserção da educação financeira na escola de seus filhos? Participe desta construção coletiva comentando e compartilhando suas experiências conosco. Afinal, o conhecimento financeiro começa em casa e floresce com o apoio da nossa comunidade educativa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Baixe nosso aplicativo e aproveite todo o conteúdo

Posts relacionados

Fale com a gente

3003 0768

contato@yoursbank.com.br

Atendimento das 08h às 17h30 (dias úteis). 

Finais de semana e feriados das 9h às 13h.

Baixe o App

Copyright © Yours Bank 2023 – todos os direitos resrvados