Qual o significado da Páscoa e como explicar a relação entre a morte de Jesus, o coelho e o ovo de chocolate?

A Páscoa é um dos feriados mais significativos para a comunidade cristã em todo o mundo. No Brasil, a celebração é entre a sexta-feira santa, que simboliza a morte de Jesus Cristo, e o domingo de sua ressurreição contada pela Bíblia.

Mas se você já prestou atenção no calendário e lembrou do ano anterior, deve ter percebido que cada ano esta história é relembrada em uma semana ou mês diferente. Como isso é possível?

Vamos explicar qual o significado cristão da Páscoa, sua origem judaica e por que celebramos ela em diferentes momentos entre março e abril a cada ano.

Embora o foco principal seja a ressurreição de Jesus, artifícios nada religiosos e muito comerciais como a troca de ovos de chocolate e reuniões familiares, também marcam este período.

A Yours preza pela sua saúde financeira, mas também sabe que os ritos espirituais fazem parte de muitas famílias. Se este é o caso da sua, descubra como conectar todas estas pontas com o simpático e caro coelhinho da páscoa para seus filhos e filhas entenderem tudo.

Celebração da fertilidade

A variação no calendário acontece porque quem escolhe a data da páscoa cristã é a lua! Os ciclos lunares influenciam diretamente as marés dos mares, acompanham os ciclos mensais de fertilidade dos seres humanos e também já tiveram um papel crucial na economia mundial.

Isso mesmo, pois naquela época não existiam smartphones, tecnologias de previsão do tempo nem máquinas. Bem pelo contrário, era olhando para o céu que os agricultores entendiam qual a melhor condição meteorológica para cada processo. 

Assim, quando aparecia no céu a primeira lua cheia depois do fim do inverno na Europa e hemisfério norte em 22 de março – enquanto termina o verão no hemisfério sul – se entendia que os próximos meses seriam favoráveis para iniciar um novo ciclo. Deste modo vinha a próxima semeadura, um crescimento com bom níveis de chuvas e a colheita no momento certo. Claro, eles estavam entrando na primavera, uma época em que as plantas voltam a crescer com vigor e a vida vence o frio! 

Com efeito, a Igreja Católica foi quem associou, em 325, a Páscoa (celebração do renascimento de Cristo), a este marco temporal tão importante para a renovação das plantações. Lembrando que, naquele momento, a produção agrícola era fundamental para a alimentação humana. Por isso tornaram esta data uma celebração de Jesus Cristo, tido como salvador, que renovou a própria vida quando ressuscitou depois de ser crucificado, de acordo com a tradição católica.

Origem Judaica

A celebração religiosa da Páscoa surgiu antes do renascimento de Jesus, quando o povo judeu ainda tentava se libertar do domínio que as leis do antigo Egito tinham sobre sua população. De acordo com a tradição judaica, ao final de um inverno, o profeta Moisés sugeriu que todas as casas de judeus consumissem um cordeiro.

Além disso, as portas dessas casas deveriam receber um sinal pintado com o sangue deste cordeiro para que um anjo da morte que estava para chegar como praga sobre o Egito não visitasse essas residências. Tal ritual, segundo a tradição, ajudou na libertação dos judeus. Os judeus celebram isso como “a passagem” (pessach, em hebraico) para a nova época de seu povo.

Semelhanças em povos mais antigos

No Peru, berço de uma das civilizações antigas mais sábias e desenvolvidas que já se conheceu, temos uma amostra muito semelhante entre os dias 21 e 23 de junho, ao fim do nosso inverno. O festival religioso, neste caso, presta homenagens ao deus Sol, divindade máxima entre todas cultuadas pelos Incas, pela primavera que se inicia para bom plantio. Na terra dos nossos vizinhos latinos chamam a celebração de Inti Raymi. Ainda comemoram ela até hoje, com muita cor, música e danças – mas sem os sacrifícios de carne que os antigos faziam em troca da boa colheita. 

DICA DA YOURS

Olhe para o céu neste final de semana de páscoa e encontre o nosso satélite natural esbanjando luz da sua fase lunar completa. Além de ser um lindo espetáculo visual, é uma grande oportunidade para conectar-se com o restante da família em um momento de contemplação. Podemos apreciar, ao mesmo tempo, a grandeza natural do nosso universo e a capacidade de aprimoramento de nossa cultura. Aproveite para explicar o significado da páscoa aos pequenos.

A Páscoa no Contexto Financeiro

Porém, além do simbolismo religioso e das tradições, a Páscoa também abre espaço para uma conversa importante sobre inteligência financeira. Associar o renascimento espiritual da civilização foi associado na Alemanha à fertilidade humana e animal. Lá, o sol nascente da primavera era associado à figura mitológica Eostern. Mas o que isso tem a ver com o significado da páscoa e seus ovos de chocolate?

Esta divindade feminina era representada acompanhada de ovos coloridos e coelhos, animais de notória capacidade reprodutiva da própria espécie. Este simbolismo ter sido transformado em venda de chocolate em formato de ovos com personagens infantis foi puro oportunismo comercial.

Lembre que nosso Blog existe para transmitir conhecimento. Entender os motivos que fazem nossa sociedade ter estes costumes nos ajuda a criar nossos próprios significados em família. A finalidade é refletir sobre os gastos típicos desse feriado e como geri-los de modo sábio.

Planejamento e Orçamento em meio ao significado da páscoa

A primeira dica de inteligência financeira para a Páscoa e para qualquer outro feriado é o planejamento. Reserve um momento para estabelecer um orçamento específico para os gastos que você e sua família terão apenas por conta da data.

Isso inclui as despesas com alimentação, presentes e atividades de lazer que vocês não fariam em um final de semana comum. Um planejamento prévio pode ajudar a evitar compras por impulso e endividamento. A origem cultural do significado da páscoa é justamente a renovação da vida, e não atrelar sua rotina a juros e parcelas sem fim!

Ensinando o significado da páscoa aos Filhos

A Páscoa também pode ser um momento educativo, onde os pais têm a oportunidade de ensinar lições valiosas sobre dinheiro aos filhos. Discutir o valor do dinheiro e a importância do consumo consciente ajuda a criança a entender o planejamento financeiro e a valorização dos recursos.

Investimentos a Prazo

Uma abordagem interessante é usar essa data como referência para investimentos a curto prazo. Por exemplo, se há a possibilidade de realizar alguma aplicação financeira que possa ser resgatada na época da Páscoa do próximo ano, faça. Isso pode auxiliar nos custos do feriado, sem afetar o orçamento regular.

Mostre para as crianças que é importante planejar com certa antecedência para alcançar objetivos. Use a área de objetivos do app da Yours para isso! Cadastre algo como “ovo de páscoa”, “viagem para o feriado”, ou outra compra que a família queira. Estabeleça uma meta financeira e, principalmente, guarde esta grana até lá.

Páscoa também significa fertilidade financeira

A Yours Bank também destaca o valor do empreendedorismo juvenil. A Páscoa pode ser um período fértil para que jovens empreendedores explorem atividades relacionadas ao tema do feriado. Que tal investir em formas e insumos para produzir chocolates em diversos formatos para presentear ao invés de gastar com os ovos do mercado? Ou até mesmo vender e gerar algum lucro com estes chocolates artesanais, proporcionando assim experiência prática e financeira.

Crie seu próprio significado para a páscoa

Portanto, enquanto a Páscoa é um momento de celebração e reflexão, com a orientação correta, também pode se tornar uma excelente oportunidade para implementar e fortalecer as práticas de inteligência financeira. E é justamente essa integração entre a gestão financeira e o dia a dia das famílias que a Yours se propõe a fortalecer

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Baixe nosso aplicativo e aproveite todo o conteúdo

Posts relacionados

Fale com a gente

3003 0768

contato@yoursbank.com.br

Atendimento das 08h às 17h30 (dias úteis). 

Finais de semana e feriados das 9h às 13h.

Baixe o App

Copyright © Yours Bank 2023 – todos os direitos resrvados