Proteja a sua conta contra golpes na Internet

Atenção aos dados pessoais e financeiros:

Tome muito cuidado com todas as comunicações que pareçam estranhas ou vindas de fontes desconhecidas. Seja através de e-mails (phishing), ligação, SMS, ou até WhatsApp, a dica é: não clique nos links. A maior parte dos golpes que funcionam por esses canais, induzem a vítima a clicar em um link direcionando para sites falsos que roubam dados. Além da atenção, mantenha o seu antivírus atualizado. No caso de ligações ou mensagens solicitando dados ou transações de “teste” alegando ser seu banco: DESCONFIE. Entre em contato com a instituição imediatamente pelos canais oficiais. 

 

Evite utilizar o internet banking a partir de computadores públicos:

É imprescindível evitar a utilização de computadores públicos ou de uso coletivo para acessar sua conta bancária. Além da máquina poder conter malwares ou softwares que roubam informações, pode haver o risco de algum acesso não ser devidamente encerrado após o uso. Sempre que possível, prefira também o acesso a partir do Wi-Fi da sua casa ou de seu plano 3G/4G. Redes públicas, especialmente as que não exigem senhas, podem ser uma vulnerabilidade para a captura de dados.

 

Não se deixe enganar pelos perfis falsos ou hackeados:

Infelizmente já existem muitos golpes por aí que afetam não apenas uma pessoa, mas também sua rede de contatos. Por isso, mantenha a atenção até mesmo com os perfis de familiares, amigos ou conhecidos. No caso de pedidos de transações financeiras como “favor” ou até doações por mensagens, dê preferência pela confirmação por algum outro meio como chamada de vídeo. Sempre confirme antes de enviar dados ou dinheiro.

 

Cuidado nas compras pela internet:

Prefira realizar suas compras em sites e marcas já conhecidas e que você confia. Confira sempre as avaliações da loja e se há muitas reclamações sobre o item que você quer ou a loja em si. Há diversos portais de confiança como o Reclame Aqui e até mesmo as redes sociais da marca podem ser um termômetro. Caso não haja comentários ou no caso de todas as avaliações serem 5 estrelas e nenhum comentário: desconfie.

 

Mantenha senhas seguras e não compartilhe:

Uma senha segura deve seguir alguns critérios mínimos, como: mínimo de oito caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, conter números e/ou símbolos. É necessário ressaltar também a importância de não escolher padrões óbvios como datas de nascimento e não repeti-las. Nós sabemos que pode ser difícil manter tantas senhas na memória, por isso, recomenda-se o uso de um gerenciador de senhas autenticado no smartphone.

 

Habilite a verificação em duas etapas e/ou reconhecimento facial para fazer seus acessos:

O duplo fator de autenticação vem sendo uma recomendação cada vez mais popular e é um dos melhores mecanismos de segurança disponíveis. Ativando esse tipo de verificação nas suas contas na internet que oferecem essa opção (e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc), o sistema consegue impedir o acesso aos dados mesmo quando a senha foi comprometida. Isso ocorre, pois mesmo que golpistas tenham acesso à sua senha, o aplicativo de verificação irá solicitar uma segunda autenticação para o acesso. 

 

Fui vítima de um golpe na Internet! O que devo fazer?

Se você tiver mesmo certeza de que se trata de um golpe, entre em contato imediatamente com o banco.

Após isso, a instituição deverá tomar as devidas providências, como bloquear o acesso à conta,  cancelar o cartão e/ou emitir alertas para as empresas responsáveis. Sabemos que a situação pode ser traumática, mas preste bastante atenção às orientações dadas pelo banco e anote o número de protocolo para comprovar o seu contato. 

Guarde toda a documentação, seja física ou digital, sobre o caso (extratos e outros documentos que comprovem a movimentação indevida), além do Boletim de Ocorrência (BO) que deverá fornecer o máximo possível de detalhes às autoridades.

Para aumentar sua segurança e evitar um trauma dobrado, conte com uma instituição financeira que te transmita segurança, proteção contra fraudes e garantia de responsabilidade com o usuário.