O que significa Poupança, Renda Fixa e Renda Variável?

por | nov 4, 2021 | Educação Financeira, Investimentos

Esse artigo é feito para você que nunca entendeu o que exatamente significam renda fixa e renda variável. Ou, talvez, agora chegou a hora de colocar a mão na massa e surgiu aquela dúvida onde aplicar seu dinheiro.   Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre poupança, ações, títulos públicos; as opções são realmente muitas, os nomes são um tanto complexos. Mas calma, porque o seu dinheiro merece o melhor investimento e a Yours quer lhe ajudar.   Basicamente, os investimentos são divididos em dois grandes grupos: a segurança e o outro, a rentabilidade. Quanto mais segurança, menos rentabilidade. Quanto menos segurança, maior a possibilidade de rentabilidade.

O que é poupança?

A conta poupança é um tipo de conta bancária na qual é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade.  A poupança é bastante segura, você não tem possibilidade de perder o seu dinheiro, mas ela dá pouca rentabilidade.  Vale lembrar que a poupança não é só uma conta mas também um meio de investimento, que apesar da baixa rentabilidade, ainda atrai muitas pessoas a aplicar o seu dinheiro. A poupança é uma aplicação de renda fixa simples e acessível para todo mundo. Para ter acesso, basta ir em qualquer banco, pois a rentabilidade da poupança é a mesma em qualquer lugar.  Lembrando, a poupança é MUITOOOO SEGURA, mas bem pouco rentável. Você não terá grandes ganhos financeiros. Por isso, ela oferece a pior rentabilidade do mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=5gbWDlsQDAo

O que é renda fixa?

Um investimento é considerado de renda fixa o juro, ou seja, o valor que você irá receber já foi estabelecido. Ele não mudará. Ao fazer uma aplicação em renda fixa, você sabe quanto receberá todos os meses.  Lembra que falamos que quanto mais segurança, menos rentável? Pois é, é um investimento bastante seguro, então não espere as melhores taxas de retorno do mercado.   Num investimento de renda fixa você empresta o dinheiro para alguém. E ganha aluguel, ou juro, sobre esse dinheiro. Sim, as pessoas pagam pelo seu dinheiro. Existem 3 tipos de renda fixa, sendo eles:   Você pode emprestar dinheiro para empresas. São os chamados debêntures. Você empresta dinheiro para empresas investirem em seus negócios e eles te pagam um juro por isso. Existe um pouco de risco nessa operação e o retorno geralmente é maior que a poupança.    Você pode emprestar dinheiro para bancos. O investimento mais comum é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). É um investimento simples e você ganha por isso. Com um pouco de risco, o resultado ainda é melhor que o da poupança.  Você pode emprestar dinheiro para o governo. Sim, você pode emprestar dinheiro para o Brasil. Isso não é legal? O nome desse investimento é Tesouro Direto. Com uma conta em uma corretora de investimentos, você pode comprar títulos do tesouro e o seu dinheiro é usado para investir no crescimento do país.

https://www.youtube.com/watch?v=ysm9ZJ6O67w

O que é renda variável?

Como o nome dela já diz, ela pode variar. Você pode ganhar, ou perder dinheiro. Ninguém quer fazer um investimento que perde, mas como ele é menos seguro as taxas de ganho podem valer a pena. Nesse tipo de investimento não existe garantia de retorno. Um investimento em renda fixa é a compra de ações de uma empresa. Você não compra toda uma empresa e tem que trabalhar nela, você apenas compra uma pequena parte, uma ação. Uma ação pode ser comprada por menos de R$ 10,00. Sim, com o dinheiro de um lanche você pode ser dono de uma pequena parte de uma grande empresa. Dessa forma, ao comprar ação de uma empresa, por exemplo, o investidor poderá ter lucro, ficar no zero a zero ou mesmo ter prejuízos durante o tempo investido. Tudo depende de como o preço das ações de uma determinada empresa irão aumentar ou diminuir ao longo do tempo. Se uma empresa está indo bem, uma ação pode crescer. Você teve um ganho de 20%, muito maior do que uma renda fixa. Mas essa empresa pode se dar mal, aí você perde dinheiro. Por isso ela é um investimento variável.    De certa forma, os investimentos de renda variável podem oferecer você uma rentabilidade maior a investimentos de renda fixa. A Renda variável é o tipo de investimento que não garante um ganho fixo e rentabilidade do dinheiro aplicado pode variar para mais ou menos.

https://www.youtube.com/watch?v=liIQENCBlF0

RENDA FIXA X RENDA VARIÁVEL

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas quais as vantagens de investir em uma ou outra entre a variável e a fixa?”! Tudo depende do seu perfil: Você tem medo de perder dinheiro ou sabe que às vezes o jogo pode virar contra você? Essa é a principal diferença entre os dois tipos, o risco, pois na renda fixa o investidor tem certo entendimento sobre o rendimento, o quanto ele pode render ou não. Esse fato, não acontece na renda variável, visto que, como o nome já diz, o rendimento pode variar aumentando ou diminuindo sua rentabilidade ao longo do tempo. Se faça a pergunta: quero apostar no mais seguro ou no que pode me dar mais dinheiro? A resposta vai lhe fazer optar por uma ou outra renda, ou, na verdade, diversificar e apostar sua grana em um ou outro. Você pode experimentar e fazer testes sobre qual é o seu perfil (inclusive possuímos um teste em nosso site) e também praticar um pouco, até realmente saber onde você quer investir.

Siga o Yours Bank