YoursCast: os problemas causados pela falta de educação financeira nas escolas do Brasil

Já repararam que tem um monte de mudanças nas escolas em comparação com as décadas passadas? Mas o que a gente aqui na Yours tá de olho mesmo, é naquela pergunta que não quer calar: por que as escolas não ensinam educação financeira? Essa lacuna no ensino aumenta cada vez mais as diferenças sociais e econômicas.

Nossa missão é fazer com que vocês – pais e mães – junto com a garotada, tenham um papo aberto sobre grana. Esse é o jeito de determinar prioridades e fazer o melhor que se pode fazer com o dinheiro, tanto em casa e em outros ambientes quanto na internet. Com isso, a gente sonha em trabalhar juntos por um futuro onde todo mundo, independente de onde venha, tenha, acima de tudo, oportunidade de crescer. Vamos construir uma comunidade mais rica em todos os sentidos, e claro, mais unida e consciente. Que tal entrarmos juntos nessa?

Uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho, a programação e desenvolvimento de sistemas digitais ainda é pouco ocupada por mulheres. O gênero feminino representa apenas 20% da força de trabalho em Tecnologia da Informação (TI). A estatística assombra ainda mais pessoas pretas, que, segundo dados de 2022, recebem em média 30% menos do que não pretas neste setor.

O segundo episódio da terceira temporada do Yours Cast trouxe duas jovens negras estudantes de desenvolvimento de sistemas para falar sobre as dificuldades que elas e seus pares enfrentam no mercado. Ao mesmo tempo que superam os desafios, levam para as próprias famílias a educação financeira que não receberam na escola.

Falta de referências

As estudantes de desenvolvimento de sistemas e programação Andrea Dias, 23 anos, e Bianca de Oliveira, 18, mostraram que estão ligadas nas causas destes problemas e deram uma aula de consciência financeira. A dupla de estudantes desempenha o protagonismo que querem ver toda a geração Z ter nestas verdadeiras batalhas socioeconômicas.

“É difícil encontrar pessoas negras e mulheres na programação que sirvam de modelo. A motivação e o processo de aprendizado são feitos de altos e baixos, sinto falta de ter a influência de mulheres negras em espaços importantes”, queixa-se Bianca.

“Meu objetivo é crescer como referência para outras mulheres negras que virão para a programação, pois temos que ocupar este espaço. Conto com minha família como rede de apoio e motivação no lugar das referências que não existem”, projeta Andrea. 

A apresentadora e gestora de projetos da Yours, Carolina Janke, validou o sentimento delas e projetou as estudantes como referências já no momento que compartilham suas ideias no Yours Cast. Em certo momento da conversa chegou a questionar a juventude das duas, tamanha a amostra de maturidade de ambas em assuntos relacionados a educação financeira dentro e fora da escola.

Problema histórico

O IBGE apontou, em uma pesquisa realizada e divulgada em 2022, que a renda média dos negros é 13,9% menor do que a dos não-negros. Pessoas pretas são 17% dos mais ricos e 75% dos mais pobres. Andrea trouxe o fato histórico que nos livros educacionais pode até parecer uma grande ação do governo branco do século XIX, mas trouxe uma violência financeira por trás do avanço.

“Nós negros enfrentamos essas dificuldades desde a euforria, quando os escravizados foram libertados. Nem nosso nome é nosso, herdamos dos senhores. Quando libertaram os pretos, deixaram essa população sem lugar para morar nem nada. Assim nasceu a periferia, quando essas pessoas precisaram ir para lugares afastados e trabalhar pelo próprio sustento sem oportunidade de estudar”, argumentou Andrea.

“Isso tem efeito até hoje. Fui criada por muitas mulheres e nenhuma delas teve estudo. Minhas avós são costureiras, as irmãs delas trabalham em serviços de limpeza ou cozinha, o que sobrou para quem cresceu sem estudar”, complementou Bianca.

Apoio familiar

Os pais e mães de ambas estudaram depois dos 20, completando ensino médio e buscando qualificação técnica. Eles e elas fazem de tudo para que as filhas tenham o estudo e as oportunidades desde cedo.

“As novas gerações têm acesso ao estudo que não foi oferecido as antigas. Estamos falando de pessoas que querem crescer e ter sucesso não só pelo sucesso, mas também para ser referência das próximas que virão”, comenta o gestor educacional da Yours e co-apresentador, Diego Angelos.

Por que não ensinam educação financeira na escola?

Andrea conta que a mãe esbarra em termos e conteúdos específicos na hora que tenta aprender como lidar com o dinheiro, cálculos para guardar mais e onde investir, por exemplo. A estudante explica que a maioria dos cursos e manuais que ensinam isso estão em linguagem técnica e rebuscada, dessa maneira, nem todo mundo entende. 

“Uma educação financeira mais acessível daria mais condições de acumular patrimônio e investir em mais educação, por exemplo”, diz Andrea. 

Já a família de Bianca, diz que não aprendeu educação financeira porque é “coisa de rico”, pois não consideram que ganham dinheiro suficiente para fazer a gestão dos gastos e receitas. Este problema, ela aponta, não encontra solução no ensino fundamental nem no ensino médio.

“Educação Financeira não é um tema acessível, mas precisa ser. Não aprendemos sobre dinheiro na escola, nem a declarar o imposto de renda, algo que todos precisam fazer. Todo mundo lida com dinheiro, seja muito ou pouco.” 

“Educação financeira na base ajudaria muito a diminuir as desigualdades. Ainda que dependa de ações do governo, incentivo e acesso a oportunidades, ajudaria a conscientizar as pessoas a não gastar mais do que podem e não se endividar”, detalha Carol.

O caminho da Inteligência Financeira

Diego alerta para outro problema estrutural da economia que prejudica quem não tem contato com a educação financeira. Com efeito, ele é professor e defende que as escolas públicas deveriam ensinar educação. 

 “As pessoas de renda baixa gastam a maioria do seu dinheiro em itens básicos de necessidade (alimentação, transporte, higiene). E é exatamente onde a inflação mais pega. O preço do jatinho não varia todo mês como os na prateleira do supermercado”, descreve o economista.

As jovens convidadas mais uma vez anteciparam a fala do especialista quando destacaram a importância do comportamento e autoconhecimento na jornada em busca de mais inteligência financeira. Com efeito, gastos impulsivos e desmedidos costumam acontecer quando o humor está em pontos extremos – seja de tristeza ou de alegria – algo que precisa ser diagnosticado e mapeado por cada um. 

“Educação Financeira não é parar de gastar tudo, parar de comer. É preciso falar sobre e planejar”, reconhece Bianca.

“É uma questão de equilibrar”, complementa Andrea.

Yours Indica

Bianca aproveitou o espaço para indicar o livro “A Ralé Brasileira”, escrito por André Grillo e Jessé Souza.

“É separado em capítulos que contam, cada um, a história das ditas minorias do país. É possível enxergar casos reais, eu vi até mesmo a minha família, nestas histórias”, adianta. 

Diego foi no embalo e listou oito mulheres pretas que produzem conteúdo sobre educação financeira para que sirvam de referência a Andrea, Bianca e todo mundo que assiste ao Yours Cast: 

Assista abaixo ao segundo episódio da terceira temporada na íntegra:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Baixe nosso aplicativo e aproveite todo o conteúdo

Posts relacionados

Fale com a gente

3003 0768

contato@yoursbank.com.br

Atendimento das 08h às 17h30 (dias úteis). 

Finais de semana e feriados das 9h às 13h.

Baixe o App

Copyright © Yours Bank 2023 – todos os direitos resrvados