Qual é o seu perfil de investidor? - Yours Bank

Qual é o seu perfil de investidor?

por | out 29, 2020 | Educação Financeira

Você quer começar a investir, certo? Então, essa será a primeira pergunta que farão para você!

“Qual é o seu perfil de investidor?”

E a resposta será: conservador, moderado ou agressivo. Qual deles você é?

O perfil de investidor é uma classificação que cada investidor recebe de acordo com o risco que ela está disposta a assumir em suas aplicações. O perfil de investidor define qual tipo de investidor você é.

Por que preciso saber o meu perfil?

Essa classificação de perfil é uma obrigação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável por regulamentar investimentos, aplicações financeiras e instituições como bolsa de valores. Isso quer dizer que você não pode investir sem ter um perfil de investidor. É uma exigência, as corretoras apenas podem oferecer produtos de investimento de acordo com o seu perfil. Elas não podem oferecer produtos com mais risco para alguém do perfil conservador. É por isso que as corretoras fazem um teste para saber qual o seu perfil antes de te oferecer alguma aplicação. 

Como funciona esse teste?

É apenas um questionário a ser respondido com uma avaliação para entender quais riscos você está, ou não, disposto a assumir. Você será avaliado pela sua situação financeira, idade, conhecimento de mercado e seus objetivos. Com base no resultado, a corretora poderá indicar o melhor investimento para você. Entendido?

Quais os perfils desse teste?

Você pode ser conversador, moderado ou agressivo. De acordo com a sua tolerância a riscos. 

Conservador

Tá fácil de identificar pelo nome. Esse perfil tem mais medo de risco, ele prefere investir seu dinheiro em produtos de baixo risco. Eles preferem receber menos, mas com a certeza que dificilmente irão perder. Valorizam o ganho a longo prazo e não se importam tanto com a liquidez, ou seja, a necessidade do resgate da aplicação. Para esse perfil, investimentos de renda fixa são uma boa opção. Alguns deles:

  • CDB;
  • Títulos públicos;
  • Fundos de investimento em renda fixa.

Ele ainda pode investir uma pequena parte em aplicações que ofereçam níveis de riscos diferenciados, para poder se beneficiar de ganhos a longo prazo.

Moderado

Se o conservador é mais conservador. O moderado é…. exatamente, moderado. Ele corre um risco médio em suas aplicações. Ele está disposto a assumir riscos um pouco maiores buscando ter uma maior rentabilidade, só que não abre mão da segurança. Ele investe em renda fixa como o perfil conservador, mas também investe uma porcentagem de sua carteira em outras opções de renda variável. Alguns investimentos que podem compor a sua carteira:

  • Fundos de investimento multimercado;
  • Fundos cambiais;
  • Fundos imobiliários.

Os moderados geralmente são investidores que já tem conhecimento do mercado financeiro e podem gerenciar melhor a diversidade de sua carteira.

Agressivo

Esse sim é trader, mano. Sangue frio. Não tem medo de nada. Faca na caveira. Esse perfil busca correr maiores riscos buscando um melhor resultado de seus investimentos. Ele possui conhecimento de mercado. Sabe operar diferentes tipos de investimentos e normalmente compõe a sua carteira com uma boa parte de renda variável. Quer ser agressivo? Tenha inteligência emocional. Sério, será necessário. Você terá que aceitar perdas momentâneas pensando no resultado a longo prazo. 

Alguns investimentos para esse perfil:

  • Carteira de ações;
  • Fundos de investimentos no exterior;
  • Fundos de ações.

Agora que você entendeu o perfil de investidor pode fazer o nosso teste e descobrir qual o seu.

Faça seu teste e descubra.

Siga o Yours Bank