Blog

Geração Z e o que é “cringe” quando se fala sobre investimentos

[et_pb_section admin_label=”section”] [et_pb_row admin_label=”row”] [et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]

Listas de coisas consideradas “cringe” circularam na internet há algumas semanas. Essas listas criadas pelos jovens da geração Z (pessoas com até 24 anos de idade) pareciam atacar o público mais velho, os Millennials (entre 25 e 40 anos). E subitamente, assistir a Friends, tomar café da manhã e pagar boletos viraram coisas ‘caretas’. 

Cringe

Cringe é um verbo em inglês que é usado para falar sobre algo que é constrangedor. Aqui no Brasil a nova geração usa para substituir palavras (que provavelmente também seriam consideradas cringe) como cafona e mico. 

Quem investe mais

A guerra entre Millenials e Zs não parou só nas listas das redes, ela indica uma mudança real nos hábitos de diferentes gerações. Como pensam, consomem e até como investem o seu dinheiro.

A pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2020, realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha tenta traçar o perfil de investimento das gerações, e a porcentagem dessa geração que já investe o seu dinheiro. A pesquisa realizada com mais de 3.000 pessoas tenta traçar um padrão para cada público. Primeiramente foi entendido que Millennials são a geração que mais investe, enquanto a Geração Z fica atrás dessa lista.

Geração% de investidores
Boomers (57 a 75 anos)42,4%
Geração X (41 a 56 anos)45,5%
Millennials (25 a 40 anos)49,6%
Geração Z (até 24 anos)41,7%

A geração Z parece ser a menos interessada em produtos financeiros. E essa informação faz sentido, uma vez que eles estão começando a sua carreira e a sua principal preocupação ainda está em gerar renda, e nem tanto em como investir.

Onde cada geração investe

A diferença entre as gerações ainda fica mais gritante quando analisamos o tipo de investimento que ela faz. A pesquisa ainda aponta que Boomers alocam seu dinheiro em investimentos mais seguros como poupança e plano de previdência. Enquanto as gerações mais novas parecem apostar em investimentos de renda variável. Millennials se destacam pelo seu aporte em títulos públicos e fundos de investimentos, enquanto a Geração Z aposta em compra de ações e criptomoedas. 

O perfil do investidor está diretamente ligado à idade e geralmente aponta um perfil mais arrojado para mais jovens, que tem o tempo ao seu favor. Já pessoas mais velhas se preocupam com a segurança de seu patrimônio.

Criamos um artigo sobre os diferentes perfis e um quiz onde você poderá descobrir qual o seu Perfil Investidor.

Acesse o conteúdo:

Qual é o seu perfil de investidor

[/et_pb_text][/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]

Este conteúdo faz parte de quem somos. Existimos para transformar vidas através da Educação Financeira. Te ajudamos a conquistar a sua liberdade e autonomia para você fazer o que quiser, inclusive investir em você mesmo. E, no seu futuro. Ainda não conhece o Yours? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Vem para a Yours!

Baixe agora nosso App:

App store

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Yours Bank recebe 5 milhões em investimento do Banco do Brasil

Leia mais »

Banco digital para menores de 18 anos?

Leia mais »

As inscrições para o Sisu 2022 terminam na sexta

Leia mais »