Você acredita que “ter dinheiro” ou “ser rico” está ligado a sorte? Pois bem, ter uma vida financeira equilibrada depende de uma boa educação financeira, a partir disso, poderá ser conquistar a sua independência. Mas você deve estar se perguntando, por onde devo começar? Antes de qualquer coisa, é preciso ter um planejamento financeiro eficiente. Tenha o hábito de anotar os detalhes de todas as despesas, com isso, poderá identificar os gastos desnecessários, encontrar possibilidades de uma nova renda, além de um novo estilo de vida.


Para você ter o controle de todas as anotações, monte uma planilha de finanças. Anote todas as receitas e despesas, desde aquele café com os amigos até grandes compras. Planeje gastos futuros como, por exemplo, presentes em datas comemorativas, e assim, crie uma pequena poupança. Aproveite para fazer este exercício todos os meses. Veja onde você pode reduzir gastos.


Fique atento! Você NÃO pode gastar mais do que ganha. Caso isso estiver acontecendo, é hora de agir. Saiba para onde está indo o seu dinheiro. Fique ligadinho em nosso site, aqui, você terá muitas dicas de como ter uma vida financeira equilibrada.