Como estão as suas finanças? Quando você pensa nelas, percebe que está tudo dentro do controle? Diversas pessoas responderão que NÃO! Isso porque muitas confundem economizar com poupar dinheiro e investir. Apesar delas serem parecidas, possuem um significado bem diferente.
Na educação financeira, economizar, poupar e investir tem ações diferentes e são etapas essenciais para ter uma vida financeira saudável. Falando assim, até parece ser fácil, não é mesmo? Porém, aplicar e colocar em prática é bem diferente. Então, que tal entender melhor cada uma das delas?
Então, que tal entender melhor cada uma das ideias? Saiba, neste post, o que representa economizar, poupar e investir dinheiro.

ECONOMIZAR
Já falamos diversas vezes sobre GASTAR MENOS DO QUE GANHA. Então, o primeiro passo para ter uma vida financeira equilibrada é economizar, ou seja, quando você diminui os gastos diários/mensais. Peça descontos, escolha produtos ou serviços mais baratos, siga a lista do mercado, cancele serviços desnecessários e, ao sair com amigos, não pague a conta com UM RIM!

POUPAR
Assim como a palavra mesmo diz, poupar é aquela quantia que você deixou de gastar. É reservar uma parte do seu dinheiro para gastar com imprevistos, ou seja, quando você consegue economizar o dinheiro para uma determinada demanda. Por exemplo, economizar para a reforma da casa/viagem de férias.

INVESTIR
Investir pode ser mais fácil de entender!
Quando poupar já faz parte da rotina, está na HORA de investir, mas como?
Aplique o dinheiro em investimentos financeiros e use os juros compostos a seu favor. Então, basta escolher uma modalidade de aplicação financeira para fazer essa quantia render.