Dinheiro importa! O dinheiro é importante! Pegou o trocadilho? - Yours Bank

Dinheiro importa! O dinheiro é importante! Pegou o trocadilho?

por | set 12, 2021 | Educação Financeira, Investimentos

E, não importa a idade, muitas vezes acabamos sendo levados pela impulsividade na hora de lidarmos com o dinheiro e portanto, cometemos certos erros em relação ao dinheiro. E, quanto mais cedo corrigirmos essas atitudes, melhor será! E, sim, existem algumas formas rápidas de mudarmos alguns costumes.

Uma coisa é: sua mentalidade sobre uma área da vida determinaria como você navegaria nessa área da vida. Uma mentalidade errada é igual a navegação errada e vice-versa.

Separei aqui 5 erros comuns que já cometi com dinheiro quando era adolescente e que quero que você evite! Se for pai, melhor passar esse conhecimento para seus filhos!

Não planejar o futuro: o futuro parece ser uma grande incógnita e muitas vezes passamos a viver o presente sem muitas expectativas e ações pensando no que vem a seguir. Somos, em grande parte, instigados a não se programar corretamente, pois gostamos das coisas de forma rápida e instantânea, mas pensar no futuro é relevante e extremamente necessário!

Não deixe de lado planos para o seu futuro, pense em pequenas metas que pode fazer agora, no seu presente, que vão trazer frutos para seu futuro. Como guardar dinheiro aos poucos por mês e investir mensalmente – tenho certeza que isso lhe gratificará no futuro.

Não se preocupar em ganhar dinheiro: sabe aquele pensamento: bem, vou pedir grana para meus pais, né?! Se você tem esse tipo de pensamento, você corre o risco de aceitar a zona de conforto e nunca interessar-se pelo mais e pelo melhor! O principal nunca deve ser apenas como gastar o dinheiro que já tenho, mas sim como usufruir corretamente dele.

Questiona-se em como você poderia ganhar mais dinheiro? O que você pode fazer para começar a empreender e ganhar mais, pois, se ainda é jovem ou dependente, não se proteja apenas na falácia de que seus “pais lhe dão o conforto necessário”, deseje mais e se preocupe em como ganhar mais dinheiro, investindo em conhecimento e determinação!

Compras compulsivas: você gosta de pensar em gastar porque você merece? Infelizmente, sinto-lhe informar que a chance de você endividar-se e perder dinheiro com parcelamentos é muito grande! O principal nunca deve ser pensar gastar – gastar – gastar, em se presentear e se mimar, apesar disso fazer parte da nossa vontade humana, é necessário estabelecer limites e controlar seus gastos com aquelas comprinhas desnecessárias. Se autoconheça e evite cair em tentações que lhe façam gastar mais do que o que é preciso. Separe seus gastos e use 25% deles em hobbies e mimos, mas não se deixe levar sempre por promoções e novos lançamentos.

Emprestar dinheiro pro amigo: apesar de parecer rude esse tipo de afirmação, muitos especialistas econômicos defendem que, em geral, significa a má gestão do dinheiro e uma grande probabilidade de não haver retorno do seu empréstimo. Quando seu amigo pedir-lhe dinheiro, que tal dar mesmo uma parte menor? E, não se arrisque em adentrar os problemas financeiros de seu amigo, pois a chance de abalar a amizade é muito grande. 

Pensar que é muito jovem para pensar em dinheiro: basicamente, esse tópico entra de acordo com as três primeiras dicas aqui citadas, dinheiro não tem haver com idade, mas sim, com ambição, estudo e dedicação! Não deixe de lado o interesse de aprender mais sobre educação e saúde financeira, aprenda como investir e como utilizar corretamente sua mesada ou até os bônus que ganha com certos trabalhos! Dinheiro não é coisa de adulto e vai muito além do “poder de compra”.

Leia mais:

O QUE É O PIX?

Para que serve um cartão virtual do YOURS?

Tenho menos de 18 anos, posso fazer um cartão de crédito?

Vem para a Yours!

Baixe agora nosso App:

Siga o Yours Bank