Como morar sozinho em 5 passos!

por | out 20, 2021 | Educação Financeira

1. Organize um Orçamento de custos fixos e mensais

Para iniciar a jordana de morar sozinho, é necessário saber se organizar financeiramente e ter responsabilidade de usar seu dinheiro conscientemente. Primeiramente não esqueça de anotar tudo e criar um orçamento de todos os gastos e custos que você terá com uma mudança. Separe os gastos que você terá mensalmente, os fixos como aluguel e os variáveis como conta de luz.

2. Planeje uma reserva de emergência

Sempre que sobrar dinheiro mensalmente, não compre com bobagens, aproveite para reservar um terço e o restante para investir. Esse dinheiro que sobra não deve ser gasto e sim, rentabilizado para que no futuro, para qualquer tipo de imprevisto você esteja preparado.

3. Calcule tudo antes de comprar qualquer coisa

Para usar o orçamento da melhor forma, pesquise e calcule tudo antes de comprar, pesquise as avaliações, custos-benefícios e quais lugares vendem mais barato ou mais caro certo produto, ou até mesmo alimento. Utilize plataformas como ZOOM e o próprio Google.

4. Faça listas de compras sempre que for ao mercado

Ter listas fixas de compras quando ir ao supermercado ajuda a não haver tantos gastos desnecessários e nem tantas idas ao mercadinho para comprar certos suprimentos necessários. A ideia é separar em categorias e revisar algumas vezes, sempre que sentir falta de algo importante já anotar, confiar na memória não é sempre a melhor tática.

5. Inicialmente não foque em decoração

Quando se mudar, os gastos com utensílios necessários serão bastante altos, então, inicialmente não gaste tanto em decoração e futilidades. Elas podem ser compradas depois, quando o dinheiro estiver não sendo todo levado por outras compras. Esse tipo de compra vem com o tempo e não pode ser considerado uma necessidade.

Gostou? Para mais dicas, siga a Yours Bank no Instagram e no TikTok (ambos @yours.bank)! 

Leia mais:

Dinheiro importa! O dinheiro é importante! Pegou o trocadilho?

6 verdades que poucos sobre dinheiro

Tenho menos de 18 anos, posso fazer um cartão de crédito?

Vem para a Yours!

Baixe agora nosso App:

Siga o Yours Bank