Como ensinar educação financeira para seu filho: a mesada!

por | nov 17, 2021 | Educação Financeira

Apesar de muitos ainda pensarem que a mesada é uma arma para satisfazer o ego das crianças, a mesada, na verdade, é uma forma de seu filho aprender na prática como lidar com o dinheiro.
Porém, claro, é necessário seguir algumas regrinhas que moldam a educação financeira

Como educação financeira, porém, essa medida precisa seguir algumas regrinhas.

Primeiramente, crie um orçamento com seu filho, um plano de gastos e o que ele quer fazer com o dinheiro. Se ele tem algum objetivo e anote tudo, mostrando o quanto ele precisa para realizar eles. Feito isso, é hora da família analisar um valor para a mesada.

Ensine o filho a poupar

Quando você definir todos os valores e o que o seu filho vai querer gastar com a mesada. Não poupe exemplos e conversas sobre a importância de não gastar todo o dinheiro. Se for necessário, mostre o que você costuma fazer para controlar suas vontades e não cair na tentação de gastar “porque tem”.

Vale lembrar que se a mesada seja dada em dinheiro vivo, reforce a importância de juntar dinheiro para a compra de algo importante para ele. É importante também entender, o que seu filho realmente quer e do que ele gosta. É provável que ele se queira objetivos como brinquedos, um celular novo ou um jogo. Porém, é interessante indagá-lo a pensar sobre objetivos futuros: uma viagem, um curso de algo que ele goste e aquisições que lhe faram viver novas experiências e enriquecer na vida.É importante que o filho tenha como motivação um desejo pessoal. Neste caso, vale a pena entender o que ele realmente quer fazer e o que gosta, para não desperdiçar a maior parte do dinheiro em itens supérfluos. Com o aplicativo da Yours Bank, seu filho pode criar os objetivos visivelmente e também quanto de dinheiro ele precisa para realizá-los. Facilitando assim a compreensão da criança.

Controle de gastos

Acompanhe seus filhos e mostre como a educação financeira pode ser divertida. Além de utilizar exemplos da vida real, você pode mostrar algo que esteja adequado a idade dele e a vida financeira dele. Por exemplo, quando ele gasta em jogos, quando custou o que ele gosta e também, se ele tiver um pet, utilizar a mesada dele para auxiliar os custos de bichinho.

E não se preocupe, se o filho está gastando demais em coisas fúteis a vida dele, relembre dos objetivos deles e em como isso atrapalha os sucessos de cumprir com eles. As crianças são inteligentes e quando começam a entender na prática a importância do dinheiro e do controle, os objetivos se tornam ainda mais fáceis.

Dê autonomia para o filho usar o dinheiro com a Yours Bank

Para dar esse passo é necessário ensinar a diferença entre consumo, lazer e necessidade. Para ele compreender os valores e o que fazer.
E, claro, é necessário renunciar o controle de tudo que ele está fazendo, mas sem deixar de observar tudo que ele faz. É quase um “sair das asas”. Além disso, é necessário deixar de comprar o que ele quer, pois, agora ele “tem o dinheiro dele” para isso.

No aplicativo da Yours Bank você consegue ver com o que o seu filho está gastando e quanto de dinheiro ele está depositando nos objetivos. É uma boa forma de localizar o que ele está fazendo certo e no que ele precisa de mais ajuda.

Quando você observa a forma com que a criança gasta e como ela se relaciona com o dinheiro, você pode separar pequenas dicas para estimular melhores resultados e controles para que ela aprenda a não desperdiçar.

Mostre opções de educação financeira infantil

Existem diversos meios de comunicação que ensinam educação financeira infantil sem ser massante, taxativo e muito complicado. Desenhos, livros educativos e até musicas estão espalhadas entre sites e plataformas de redes sociais. Você pode se inspirar em cenas favoritas do seu filho e ensiná-lo de maneira interativa, questionando-o e o fazendo participar ativamente daquele estudo. Tanto no aplicativo quanto nas redes sociais, a Yours Bank disponibiliza materiais sobre educação financeira de forma simples, concisa e o melhor de tudo, sem deixar dúvidas sobre o que é melhor para a saúde financeira de seus filhos.

Siga o Yours Bank