Sempre que a gente fala em investir, a primeira coisa que vem na cabeça é a relação com dinheiro, as siglas e as dúvidas. Pois, dessa vez o investimento que a gente vai falar é da saúde.
Cuidar do corpo é uma forma de fazer um investimento no futuro.
Nem sempre temos vontade de fazer exercício e hoje em dia a academia virou quase uma obrigação! E ninguém gosta de se sentir obrigado a nada!
Apesar disso, a máxima de que se exercitar é importante para saúde continua valendo!
Saúde física, mental e financeira
Outro ponto que podemos destacar é a relação entre as nossas finanças e a nossa saúde.
Para deixar mais evidente: uma pesquisa do início do ano feita pelo Sesi mostrou que 52% dos brasileiros nunca praticam ou raramente praticam atividade física.
Isso mostra que investir na saúde não é uma realidade para muitos brasileiros.
Mesmo assim, 94% dos entrevistados acredita que investir na saúde melhora o desempenho no trabalho.
Então, vamos destacar os benefícios de praticar esporte, independente de qual seja:
1- Longevidade:
Dançando, correndo, nadando, no skate ou com patins.
Independentemente da opção só de movimentar o corpo, hoje, vai fazer com que no futuro sinta menos dor e tenha mais energia.
Apesar de que, quando a gente é jovem, não paramos para pensar no futuro e cinco anos parece tão distante quanto quinze.
2- Ansiedade:
Parece um assunto batido, tanta gente já falou sobre isso no TikTok, não parece mais ter o que falar. Mas, é sempre bom ressaltar.
O que o exercício promove no corpo, quimicamente, depois da prática do esporte é comprovado como uma forma de melhora da parte mental.
O que acontece é que enquanto a gente prática o esporte nosso organismo libera serotonina, dopamina, melhora a imunidade e faz o sistema nervoso trabalhar melhor.
Afinal, é como num videogame, quanto mais a gente prática, mais fácil fica de passar nas fases.
IMPORTANTE
Talvez não tenha ficado claro, mas os dois pontos anteriores já te ajudam financeiramente.
Observa: quanto mais saudável a gente for hoje, menos dinheiro precisamos gastar com exames, consultas, plano de saúde e remédios no futuro.
3- Manter a rotina de exercício:
A parte mais difícil, na maioria das vezes, é encaixar nos compromissos uma atividade física, e, quando, dá certo, manter ela.
Certamente isso acontece com as nossas finanças. Porque é sempre mais fácil gastar o que tem e deixar para resolver no próximo mês.
Entretanto, quando a gente consegue investir na saúde, de forma contínua, fica mais fácil manter a rotina financeira.
Escolher investir no futuro ou aproveitar o presente?
Para cada escolha que a gente faz, existe outra que estamos abrindo mão. Essa regra vale para vários aspectos da nossa vida.
Por exemplo, quem ganha uma mesada e não consegue juntar nem uma parte dela escolhe não comprar algo que queira no futuro.
Então, avaliar o presente pode fazer diferença lá na frente e criar um plano de carreira é o primeiro passo desse caminho.
Imagine que você escolheu uma profissão, cresceu na carreira e aprendeu a guardar uma parte do salário para viver uma aposentadoria tranquila. Isso parece suficiente. Mas, só juntar uma grana pode servir para acabar comprando vários remédios e pagar exames, por que isso?
Porque para ter uma aposentadoria que realmente te faça aproveitar os momentos bons é preciso investir na saúde hoje.
Pode ser que agora seja chato fazer um exercício, mas a gente garante que o seu eu do futuro vai agradecer.