O primeiro passo para se proteger é entender mais sobre segurança digital. Com isso, fica mais fácil saber como diminuir as chances de cair em um golpe financeiro.
Para falar sobre esse e outros assuntos, a convidada do quinto episódio do Yours Cast é Ana Bueno Chaves. Ela é CFO, já atuou em empresas como Triider, Agibank e Tag e explica as melhores formas para se proteger.
A falta de segurança digital
Por exemplo dos tipos de golpes mais aplicados, podemos destacar:
-
- Clonagem do número de celular;
De acordo com Ana Bueno em relação ao Pix quem tem que prover a segurança digital somos nós mesmos, no sentido de que:
“Com o cartão a gente ainda tem como recorrer ao banco para avisar que não fomos nós que fizemos a compra. No Pix ainda não tem isso.”
Desse modo uma pesquisa realizada pela fintech de proteção financeira, Silverguard, apontou que 1,7 milhão de brasileiros sofreram golpes de Pix em 2022.
Além disso, os outros tipos podem parecer mais difíceis de identificar. Um exemplo são os sites falsos.
No momento em que vemos um produto tão desejado, com um preço bom as chances de fazermos a compra sem verificar a segurança digital do site aumentam.
Dessa forma podemos dizer que a ansiedade em adquirir o produto é um fator contribuinte para não analisarmos a situação.
Outras dicas
Conforme mostra o Uol existem ações de prevenção especificas para golpes de sites falsos:
- olhar se há reclamações na internet;
- se o CNPJ é informado;
- procurar a loja no buscador (assim fica mais difícil entrar num link falso);
- não entrar em links enviados por mensagem.
Eventualmente, existe a possibilidade de haver um erro quando passamos a chave Pix para alguém. Como uma forma de aumentar a segurança digital, os bancos permitem que quem for receber o pagamento faça uma cobrança.
Ana Bueno explica mais:
“O Pix de cobrança não é uma transferência, é um Pix Copia e Cola. Ou seja, ele vem com uma criptografia bem maior, então a chance de errar é bem menor.”
Ao mesmo tempo, precisamos estar atentos a outras formas de enganação.
É importante sempre verificar se o site que está comprando é o original, ou optar por realizar a compra no aplicativo da loja.
Não realizar pagamentos por WhatsApp, caso seja o primeiro contato com o local. Há links dos perfis oficiais que podem assegurar a confiabilidade.
Garantir a segurança digital
Ana Bueno ainda sugere que ativar os passos de segurança de conta, disponíveis por cada aplicativo, pode ser uma boa alternativa.
Colocar um e-mail alternativo como verificação, ativar a verificação em duas etapas, não compartilhar senhas, se certificar que a mensagem recebida é mesmo da pessoa entre outras.
Segurança garantida na Yours
Felipe Diesel, CEO do Yours, explica melhor:
“Muitos dos golpes que acontecem o Brasil são feitos por engenharia social. Ou seja, quando alguém tenta enganar outra pessoa em troca de dinheiro.”.
Por isso, garantimos que o Yours utiliza as tecnologias mais seguras que permitem uma utilização do aplicativo e do cartão com tranquilidade.
Além disso, no aplicativo do Yours o responsável consegue saber quanto o filho usou do dinheiro repassado, e assim entender se houver alguma movimentação estranha.