É, o ano tá acabando, tá na hora de comprar os presentes de Natal pra família. Quem tem a tradição do amigo secreto tem que achar o presente certo sem nem poder pedir muita dica.
Tá um pouco em cima da hora, mas não quer dizer que ainda não dê pra fazer boas compras. Por isso, a gente convidou a Mari da Grana, ou melhor, Mariana Soares para trazer dicas de como comprar bem nesse Natal!
Nossa convidada do episódio 9 do Yourscast, tem pós-graduação em Educação Financeira e um curso de extensão em Finanças Comportamentais.
Ela mostrou como é importante o planejamento financeiro e o autoconhecimento na hora de fazer as compras. Afinal, não adianta comprar para todos e terminar o ano endividado.
Qual a expectativa desse ano para o Natal?
A estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção de Crédito (SPC) Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, é de que 132,9 milhões de brasileiros vão comprar presentes de Natal! Muita gente, né?!
Essa quantidade de gente vai movimentar 74,6 bilhões de reais na economia brasileira. É o feriado nacional que o comércio mais faz vendas.
Agora, quem todas essas pessoas vão presentear?
60% é para os filhos, 48% para as mães, 44% das pessoas vão comprar pro seu amor e 28% que vão presentear os irmãos.
Um dado interessante é que 64% das pessoas entrevistadas vão comprar pra si próprias! É o tipo de autocuidado que a gente gosta!
Presentes de Natal – planejamento
A primeira dica da Mari é fazer uma lista de desejos com antecedência do Natal!
Você deve estar se perguntando, “ah, mas lista é pra grandes compras e objetivos enormes”. É aí que você se engana, pois a Mari traz exatamente o contrário.
“O que vai nessa lista? Tudo. Tô precisando de cabides novos, minha vó pediu isso, pro meu pai eu vou dar aquilo. Então assim, uma lista bem detalhada, com data, de preferência, pensando muito no planejamento financeiro equilibrado”.
Interessante, né? A Mari é tão craque que tem até um trio de palavras mágicas que resumem e norteiam o conhecimento que ela nos passa:
Equilíbrio-Constância-Disciplina
Como conseguir comprar tudo?
É bem possível que isso não aconteça, principalmente, se a família for grande como a da Mari.
Por isso, a tradição dela e dos parentes, no Natal, é fazer amigo secreta – assim cada um presenteia outro e todo mundo sai feliz sem gastar muito.
Ou então, já pensou em dar algo personalizado e feito por ti? Se dedicar por algumas horas para entregar um presente único pode ter um efeito especial que nenhuma mercadoria fabricada em massa teria.
Quero esbanjar nesse Natal
Se você estiver fixado na ideia de presentear todos, uma boa tática é ficar de olho nos preços e descontos online. Cuidado, sempre, com os golpes e ofertas muito fora do padrão, pois nesta época os estelionatos aumentam ainda mais.
Às vezes as lojas dão mais descontos no site, mas com antecedência e acompanhando os preços de cada item da lista de desejos fica fácil ver se o item está mais caro ou mais barato.
Qual a forma de pagamento?
A Mari falou sobre isso e tirou a dúvida que a gente mais tem. Vale mais pagar à vista ou colocar no crédito? Acredite se quiser, a resposta é: depende.
O primeiro de tudo é entender a situação. Se existir aquela chance saborosa de um desconto à vista e o seu dinheiro estiver disponível para isso, vale a pena pagar no débito ou no PIX.
Porém, se não tiver um desconto e for possível fazer em, por exemplo, 10 vezes sem juros, aí faz parcelado.
“Se daqui a pouco eu sei que tenho um problema com cartão de crédito, que essa parcela de 300 não vai ser a única. Daí é bom trabalhar o autoconhecimento. Se o ele for um vilão, o certo é não deixar o valor da fatura ultrapassar o do salário ou chegar perto disso.”
Trazendo mais uma perspectiva das pesquisas de consumo, esse ano a maioria dos pagamentos dos presentes de Natal devem ser feitos pelo pix (47%). O segundo lugar ficou com o cartão de crédito parcelado (44%).
O dinheiro em espécie, aquele feito papel – lembra? Sim, isso ainda existe e é bem usado – ficou em terceiro com 34% e o cartão de débito (31%) em quarto lugar.
Essas não foram as únicas dicas que a nossa convidada Mari da Grana passou, assiste o episódio e anota as indicações!