A importância de criar objetivos para a educação financeira. - Yours Bank

A importância de criar objetivos para a educação financeira.

por | ago 6, 2021 | Educação Financeira

Antes de começar a falar sobre objetivos, reflita sobre essas questões:

  1. Você costuma ter objetivos claros em sua vida?
  2. Você sabe para onde está indo e onde você quer chegar?
  3. Você cria o seu próprio caminho ou é levado pelo vento?

Você já deve ter assistido ao filme “Alice no País das Maravilhas”, da Disney, principalmente a animação de 1951. A história é sobre uma menina que corre atrás de um coelho e atravessa um portal para um mundo mágico! Logo na sua chegada, ela se encontra perdida e confusa. Afinal, ela está em um lugar com vários caminhos e ela não sabe qual seguir. Ela então se encontra com Gato de Cheshire.

Alice:”Você pode me ajudar?”

Gato: “Sim, pois não.”

Alice:”Para onde vai essa estrada?”

Gato:”Para onde você quer ir?”

Alice:”Eu não sei, estou perdida.”

Gato: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Esse é um grande ensinamento. 

Saber para onde se quer ir é muito importante. Pois sem saber para onde ir, qualquer caminho serve. Só sabendo para onde ir, você pode se planejar. 

E você, já decidiu para onde quer ir?

Se ainda não:

Primeiro decida onde você quer chegar!

Coloque aquela música que gere gatilho para sua criatividade e escreva, em um papel ou em seu celular, o seu objetivo maior. Onde você quer estar daqui a 10 anos? Por exemplo, onde você quer morar? Quem você quer que esteja com você? Qual será a sua profissão? Quanto você quer ganhar? Quanto você terá em sua conta de investimentos? Enfim, pense sobre o que você quer estar vivendo!

Decidiu?

Se sim, agora tudo passa a ficar mais fácil. As pequenas decisões do dia-a-dia são tomadas com base em seu objetivo maior! Agora, vale a pena guardar aquele dinheiro do lanche, se o seu objetivo é fazer aquela viagem daqui a algum tempo.

Os “nãos” que você tem que dizer passam a fazer sentido. Tudo por um bem maior!

O princípio: Para guardar, tenha um propósito.

Para economizar, você precisa ter um propósito maior. Se não o tiver, fica difícil. 

E não haverá tantos deslizes como acontece naquele domingo após semanas de dieta. Afinal, somos humanos e tendemos a nos presentear todo o tempo, e por vezes perdemos o olhar no que queremos para o futuro. Por esse motivo, a maioria das pessoas tem dificuldade em guardar dinheiro e acabam gastando mais do que ganham.

Sete em cada dez brasileiros estão endividados, e isso se dá devido à grande possibilidade de tudo passar para o crédito. Pegar crédito é mais fácil do que economizar. Afinal, jogamos a responsabilidade para o EU DO FUTURO e deixamos de aproveitar as conquistas que poderíamos ter construído.

Com um propósito claro você passa a fazer aquele investimento mensal pensando no futuro! Com objetivos, você tem uma direção e se sentirá ainda mais motivado em abrir mão do hoje, para poder realizar o seu grande sonho amanhã!

Entendeu?

Tenha objetivos claros para o seu futuro, isso lhe ajudará a tomar decisões hoje baseadas no que é melhor para você amanhã.

Como funciona no YOURS?

Entendemos que o aprendizado começa desde cedo, por isso, já ajudamos nossos usuários a criar objetivos em nosso aplicativo.

Para criar um objetivo é simples.

  1. O filho entra em seu app;
  2. Clica em OBJETIVOS;
  3. Dê um NOME para o seu objetivo;
  4. Define um VALOR TOTAL;
  5. Pronto! Está feito!

Leia mais:

O QUE É O PIX?

Para que serve um cartão virtual do YOURS?

Tenho menos de 18 anos, posso fazer um cartão de crédito?

Siga o Yours Bank