Mais uma temporada do Yourscast começando e dessa vez com uma nova apresentadora e entrevistados diferentes. Nossa Gestora de Projetos Educacionais, a Carolina Janke, conversou com jovens da geração Z sobre finanças e outros diversos assuntos.
Nas outras duas temporadas ouvimos especialistas que falaram desde como o psicológico afeta nossa relação com o dinheiro até empreendedorismo. Agora, chegou a hora de ouvir um pessoal que tem a visão prática de como lidar com o dinheiro hoje em dia e o que eles pensam do futuro, os jovens da geração Z.
Nesse primeiro episódio a Carol trocou uma ideia com a Lídia e o Lucas. Eles participaram do programa Geração Caldeira e faziam parte do time de marketing. Além disso, temos a participação do nosso Gestor Educacional, Diego, vai trazer a parte do especialista em finanças.
Como vai à organização financeira da geração Z?
Lucas compartilhou que com ele escrever ou fazer planilha não funciona. O que dá certo é pegar o extrato no final de cada mês e analisar pra onde foi o dinheiro.
“Assim que eu recebo eu já separo uma parte do dinheiro pra investimento. Por enquanto invisto em CDB, o restante eu vejo minhas despesas fixas e o que sobra vou controlando pra gastos supérfluos”, revela.
A diferença de uma geração para a outra pode ser benéfico pra troca de aprendizado e visão sobre finanças, assim como aconteceu com um dos nossos convidados.
Quem ajudou o Lucas a começar a investir foi o padrasto dele, o que já é uma situação diferente que não acontece em muitas famílias.
O mesmo acontece com a Lídia, que disse começar a pensar em como administrar o dinheiro sozinha quando tinha 15 anos.
“Quando tu coloca a mão na massa, tu aprende no erro e no acerto. Não é sempre que a gente tem uma pessoa falando ‘olha é melhor gastar com outra coisa, o que tu acha melhor?”, reconhece ela.
Mas ela já aprendeu que é preciso pegar o total de ganhos e dividir em emergência, gastos adicionais e gostos a mais. Isso mostra que ela já sabe que os impulsos nos levam pra armadilhas como colocar dinheiro no que não é essencial.
A Educação financeira
O Novo Ensino Médio tem trilhas que os alunos podem escolher qual seguir. O Lucas faz a de Educação Financeira, mas disse que o que foi ensinado até agora tem sido matemática financeira, que não é a mesma coisa, como ele explica:
“Aprendemos fórmulas, a calcular juros, a fazer média, estatística básica, a gente viu como analisar gráficos. Porém, educação financeira a gente não teve nada”
Sobre isso, nosso gestor educacional Diego alertou que tão importante quanto oferecer conhecimento aos alunos é a capacitação dos professores: “É toda uma questão estrutural.”
A Carol ainda complementou o pensamento dizendo que: “O dinheiro tá desde cedo na nossa vida, mas a educação financeira não.”
Dicas finais dos jovens da geração Z
Sempre é válido lembrar que conteúdos de qualidade sobre educação financeira não faltam e aqui na Yours é fácil encontrar.
Nossas trilhas no aplicativo são atualizadas com assuntos relevantes que ajudam na trajetória rumo a uma melhor relação com o dinheiro.
Assista abaixo o primeiro episódio dessa terceira temporada e ver mais como a geração z mexe com as finanças: