A mesada educativa não é uma realidade em todas as famílias, mas é uma parte importante da educação financeira que pode ajudar na aprendizagem das crianças para economizar.
Por exemplo, o simples ato dos pais de incluir os pequenos no planejamento familiar e repassar uma mesada já coloca para eles a sensação de pertencimento.
Outro aprendizado que a mesada passa é o do limite, mostrando que às vezes é preciso economizar um pouco para conseguir comprar algo.
É essencial que os pequenos entendam quanto vale este pagamento. Da onde ele vem e como ele deve ser usado.
Com toda a certeza os pais, mães e responsáveis podem criar hábitos saudáveis e divertidos com conceitos de inteligência financeira que vão render lucros para toda a família.
Apenas 32% das crianças são orientadas a poupar uma parte dela para o futuro, segundo a pesquisa da Seresa.
Desafio das 52 semanas
Práticas como o desafio das 52 semanas são soluções que podem funcionar para criar novas maneiras de economizar dinheiro e ainda mostrar um pouco como é o investimento.
O desafio é implementar o hábito de poupar um valor crescente, a partir de R$ 1 e aumentando o valor proporcionalmente a cada semana. Como resultado, as crianças podem economizar mais ou menos 1.300 reais. Já imaginou conseguir ter esse dinheiro todo final de um ano?
Não precisa esperar o dia 1 janeiro, apesar de já estar pertinho!
Esse dinheiro pode fazer brilhar o olho dos filhos que vão aprendendo a fazer suas escolhas.
Um momento de encantamento oportuno para ensinar disciplina e respeito.
Como economizar a mesada dos pequenos?
Dito isso, a hora perfeita para introduzir assuntos relacionados a dinheiro é na hora de dar a grana da mesada.
Não precisa ter medo de falar sobre investimento, explicar o que são dívidas, fazer um planejamento da mesada com eles e mostrar a importância de poupar uma quantia.
Se tiverem mais de um filho cada um precisa receber atenção e ter uma organização do seu próprio dinheiro. Assim, fica mais fácil deles verem que cada um tem o que é seu e escolhe o que quer fazer com a grana.
Quem sabe, decidir em família uma viagem de fim de ano ou aquele videogame novo? Essas podem ser compras que agradam tanto os adultos quanto os pequenos e os filhos podem dar uma parte e sentir que participaram daquela conquista.
Incentivos para economizar
A mesada para os filhos pode ser acompanhada por um sistema de bônus, que é combinado entre os responsáveis e os filhos. Uma ideia é que os pais podem determinar o destino desse extra, servindo de incentivo para economizar.
Para cada ação combinada entre a família, os pais acrescentam um valor simbólico na mesada.
Acima de tudo não dá pra esquecer: precisa ser um valor fixo e pago num dia já combinado com as crianças.
Aproveite a criatividade da criançada para criar um quadro bem bonito que chame a atenção deles e faça com eles se mantenham participativos.
Deixe o material em algum lugar da casa de fácil acesso e visualização. Revisite as normas de tempos em tempos, e revise os objetivos e valores, se for o caso.
Isso dá a chance de reforçar o poder dos hábitos positivos, como o de poupar.
Apesar disso, tem como encontrar ideias de incentivos financeiros para os pequenos.
Benefícios da mesada a longo prazo
Investir em uma mesada para os filhos com o correto acompanhamento educativo pode render ensinamentos importantes para o futuro dos pequenos.
Assim como aumentar a chance deles entrarem na fase adulta sabendo fazer um planejamento financeiro para diferentes momentos da vida. Além disso, aprender a não ter frustrações como não conseguir comprar algo de imediato.
Ferramentas para alcançar os objetivos
Nos momentos de conversa e ensinamentos, pais e filhos podem interagir usando aplicativos e plataformas digitais, como a Yours, para monitorar quanto está a disposição dos pequenos.
O nosso aplicativo vai ter uma parte exclusiva para mesada, assim os pais podem colocar esse dinheiro de maneira fácil e manter o controle do que os pequenos estão fazendo.
Leia mais: