Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgados no último mês revelam que 19% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estão endividados. Preocupante não é mesmo? Mas afinal, por que brasileiros cada vez mais jovens estão entrando na vida adulta endividados?
Diversos especialistas apontam a falta de conhecimento financeiro e de inteligência emocional para lidar com o dinheiro como dois dos principais responsáveis.
Em um cenário de educação financeira praticamente inexistente no ensino básico, torna-se urgente a necessidade de uma solução que comece ainda dentro de casa.
Nesse contexto, a mesada educativa surge como uma das melhores formas de prevenir o endividamento das novas gerações. Continue lendo e confira mais sobre o recurso e como introduzir na sua família!
O que significa usar a mesada como recurso educativo?
Apontada como um dos mais importantes recursos para ensinar consciência sobre economia, o valor das coisas e como cuidar do próprio dinheiro desde a infância.
Por definição, mesada educativa …
É um valor, dado pelos responsáveis às crianças/adolescentes, que deve suprir algumas de suas necessidades além do que seria considerado básico.
Em linhas gerais a mesada funciona de uma forma simples: Conforme a realidade financeira da família, deve ser definido um valor do orçamento destinado à criança/adolescente mensalmente (ou semanalmente).
Com isso será preciso definir regras para esse dinheiro. Deixando claro o motivo de ter sido concedido aquele valor, qual será sua frequência e orientar sobre o uso.
A estratégia deve ser supervisionada com atenção, tomando cuidados para não ter efeito contrário ao esperado.
Benefícios da mesada educativa
Conforme destacamos, a educação financeira é um dos principais ganhos de médio e longo prazo. Contudo, aos poucos os pequenos vão crescendo com noções sobre o valor do dinheiro e responsabilidade com os gastos.
Dessa forma, a mesada pode ser um grande fator para o desenvolvimento das crianças, atrelada a vantagens como:
- Melhorias no entendimento de matemática e competências correlatas;
- Aumento do senso de responsabilidade e comprometimento;
- Maior capacidade analítica de prioridades;
- Desenvolvimento de habilidades de organização financeira para poupar e alcançar objetivos de curto e longo prazo;
Dentes outros!
As “contra-indicações” da mesada educativa
Ainda que com muitos benefícios, algumas limitações e entendimentos se fazem necessários.
O ideal é que tanto os responsáveis quanto a criança/jovem devem ter consciência dos motivos pelos quais esse dinheiro deve ser concedido. Parece óbvio? Mas atenção!
Tudo bem relacionar a mesada às tarefas domésticas ou escolares, mas com cuidado para não causar um efeito negativo. Afinal, a mesada não pode ser considerada como um pagamento direto por essas tarefas.
Além disso, manter o padrão de valor é de data para o pagamento é imprescindível. O dinheiro não pode ser uma fonte de ansiedade e nem um substituto para o afeto familiar.
O comportamento de cada fase vai espelhar o que for ensinado. No momento que a mesada não vem acompanhada de orientação, o dinheiro acaba virando um problema ainda maior nas relações dentro de casa.
Por mais delicado que o assunto seja, precisamos manter em mente que o objetivo da mesada educativa é prepará-los para os desafios da vida adulta.
Aos poucos as crianças vão aprender a planejar-se financeiramente. Passam a entender melhor como gastar de forma controlada, guardar dinheiro, evitar fazer dívidas, pensar em formas de economizar no cotidiano.
Papel da Yours na mesada do seu filho
Neste cenário, com o propósito de trabalhar a inserção da educação financeira no cotidiano de jovens, a Yours Bank busca descomplicar a relação com o dinheiro, independente da idade do seu filho.
Somos uma organização totalmente segura e que oferece ferramentas para controle total de despesas, cartão pré-pago bandeira Visa e com tecnologia de pagamento por aproximação.
Além de acesso a uma plataforma educativa sobre responsabilidade, e gestão de movimentações (que pode ser feita pelo titular ou pelos pais). Acompanhamento geral de gastos, alertas sobre despesas feitas e também a possibilidade de programar depósitos mensais através de recursos como a Mesada educativa digital ou PIX. Tudo sem a necessidade de taxas adicionais!
Baixe o app e comece hoje a educação financeira desde cedo! Disponível para App Store e Google Play.