5 DICAS para economizar mesmo ganhando pouco

por | jul 1, 2021 | Educação Financeira

Se você acredita que ganha pouco deve estar achando quase impossível guardar dinheiro. Mas saiba que não é, inclusive eu chego a acreditar que pessoas que ganham menos tendem a ter maior controle do dinheiro.

Certamente, economizar ganhando pouco não é fácil. Para quem já tem um orçamento justo, conseguir poupar uma pequena parte do salário é bastante desafiador. 

Conheci uma empregada doméstica uma vez, que mesmo ganhando um salário mínimo consegui comprar a casa própria, carro e ainda viajava duas vezes por ano. Como ela fazia? Acho que ela conhecia Benjamin Franklin. Afinal, ele já dizia:

“Cuidado com as pequenas despesas. Basta um pequeno buraco para afundar um grande navio.” – Benjamin Franklin

Sendo assim, vamos para a nossa primeira dica.

 

1. Controle as suas despesas.

Fácil falar, difícil fazer.

Num momento difícil da minha vida, estava começando a empreender. Tinha pouca grana e tive que tomar muito cuidado. Cada moeda fazia a diferença. O que eu fiz?

Registrei tudo o que eu gastava. Criei uma planilha de Excel e colocava todas as despesas ali. Criei orçamento por despesa e ficava controlando como estava. 

Se eu podia apenas gastar R$ 100,00 por mês em lanches, eu registrava e ia acompanhando. 

Foi muito bom para mim, pois eu aprendi o real valor das coisas. E por muitas vezes, só de eu ter que colocar aquele gasto em algum lugar, eu deixava de comprar.

Hoje, você tem outras opções e não precisa fazer planilhas. Você pode utilizar apps como e para te ajudar.

 

2. Corte todos os gastos dispensáveis.

Agora você deve estar se perguntando o que é dispensável. Dispensável é tudo aquilo que você não precisa para sobreviver.

Netflix é dispensável, sim senhor. Você não vai morrer sem ela, embora pode pensar que sim.

Nosso orçamento tá cheio de coisa que não dá em nada. Spotify, Netflix… contas que vão somando todos os meses. Como a gente nunca pare de assinar, elas se somam. Aí, junta a isso aquele gasto a mais comprando skin e aquela blusinha. Pronto. Lá se foi o seu orçamento.

Esses gastos extras podem compor até 60% de seus gastos totais. Tome cuidado!

Na dúvida, não tem dúvida. Corte.

 

3. Pague as contas a vista, e no mesmo dia.

Nunca ninguém te falou. Mas os juros são o seu maior inimigo.

Isso mesmo, os juros. 

E se você deixar de pagar uma conta, esquecer, ou deixar para o mês seguinte, sabe quem entra em ação? É ele, o seu maior inimigo.

Você não deveria ter feito conta, mas agora que fez, pague. E faça isso a vista, o mais rápido possível. Não deixe acumular. E nunca, mas nunca, nunca mesmo pague alguma conta com o seu cartão de crédito. Os juros do cartão são os piores.

Mude todas as suas contas para o mesmo dia que cai o seu salário, aproveite e pague tudo em dia.

 

4. Evite gastos diários na rua.

Já parou para pensar o quanto você já gastou essa semana na rua? Sério, para aí e faz a conta. Vale tudo, salão de beleza, docinho, padaria, aquele cafézinho… vai somando tudo isso. É muita coisa.

Por isso, vale a primeira dica, registre tudo. Você vai ver o quanto gasta fora de casa. Saber já é o primeiro passo, aí você passará a evitar esses gastos também.

 

5. Controle as suas despesas.

Digo mais, pense 3 vezes. A sua compra só pode ser feita se sobreviver a essas 3 perguntas:

  • Eu preciso disso?
  • Eu tenho dinheiro para comprar a vista?
  • Preciso comprar isso agora?

Se você responder elas, sinceramente, e sua vontade de comprar ainda sobreviver. Pronto. Pode ser uma boa aquisição. Mas sinto te informar, geralmente o seu desejo de compra não sobrevive a essas perguntas.

E sempre leve em consideração se você precisa mesmo de 3 camisetas ou 1 já é o suficiente, ou se o plano de sua internet precisa ser aquele com muitos megas mesmo ou se um plano mais simples funciona.

Lembre-se: “Dinheiro é a solução e não um problema!”

Saiba usá-lo a seu favor, e não o contrário. Se você manter seus gastos abaixo de seu salário e sempre investir um pouco, tenho certeza que logo logo dinheiro não será mais uma preocupação em sua vida.

 

 

 

Siga o Yours Bank