5 Dicas para Aumentar a Criatividade

por | set 16, 2021 | Educação Financeira

Cada dia mais, passamos por situações que nos fazem pensar em ações diferentes e para isso, a criatividade é uma das maiores aliadas. Tanto para criação de ideias e soluções de problemas, a criatividade, auxilia-nos a sermos ainda sucedidos e diferenciados. E, apesar de muitos acreditarem que a criatividade é um dom natural, ela na verdade é uma habilidade – e como qualquer outra, pode ser desenvolvida com práticas e técnicas.

1.Use o Entretenimento ao seu favor

Tanto livros, como músicas e séries são ótimas influências para desenvolvermos nossos sensos de imaginação, principalmente para atiçar mais pensamentos criativos. Aproveite esses momentos para aprender novas soluções, desenvolver novas ideias e também para fazer o senso cognitivo do cérebro trabalhar!

2. Não tenha medo de errar

É comum termos vergonha e insegurança com novas ideias, mas é preciso ser corajoso na hora de se desenvolver como uma pessoa criativa. Não ter medo de errar é super útil principalmente na hora de criar novos produtos, novas soluções e novas aventuras.

3. Crie uma rotina diversificada

Não caia na mesmice. Com uma rotina mais diversificada, o cérebro passa a se esforçar mais para ter novas ideias, novos pensamentos e, por conseguinte, a criatividade torna-se otimizada. 

4. Questione e procure sempre imaginar novas opções

Questionar é o começo de tudo, ao desenvolver perguntas, procure por novas respostas, novas soluções, não deixe de lado nenhuma possibilidade. Essa dica é super importante, principalmente quando ela se mistura às outras 3 dicas, que tal questionar enredos e novas histórias? Aproveitar a música favorita e analisar a letra relacionada aos ritmos ou até mesmo o vídeo clipe? Questione e imagine!

5. Anote tudo!

Para finalizar, não deixe de anotar tudo! Nem que seja com áudios ou notas curtas, não perca ideias e crie seus próprios gatilhos mentais. A criatividade é uma habilidade que depende de vários fatores envolvendo seu dia, suas experiências e suas memórias – anotar ajuda muito a se centrar e conseguir realizar as ideias!

Peça sua conta e cartão da Yours

Siga o Yours Bank