4 práticas para cuidar melhor do seu dinheiro

por | set 26, 2021 | Educação Financeira, Investimentos

Cuidar do dinheiro pode parecer difícil quando não se tem consciência de seus gastos e do quanto você realmente ganha por mês.

Para isso a Yours criou um passo a passo para você cuidar ainda mais da sua saúde financeira!

  1. Torne-se consciente dos seus hábitos de consumo

Os seres humanos são criaturas que se acostumaram a hábitos e rotinas. E, por conseguinte, se você for humano, a dica é criar hábitos conscientes – porque muitas vezes acabamos viciando em coisas não tão boas. Então, pense em como melhorar seus custos, questione-se sobre os porquês de comprar ou não alguma coisa. Viva como uma rotina de skincare, para cuidar de si e daquilo que faz você bem. Evite um consumo sem regras, pois isso tem como consequência impactos negativos, como descontrole financeiro e inadimplência.

  1. Controle dos Gastos Fixos

É extremamente importante ter controle dos seus gastos, principalmente se organizar e mapear sua vida financeira. Criar orçamentos envolvendo seu custo de vida lhe ajudam a compreender cada dia mais sobre como gastar melhor e viver melhor. Separe as despesas fixas, as variadas e as extras:

As despesas podem ser classificadas quanto a frequência e variação do valor: Despesas fixas: acontecem mensalmente e têm o mesmo montante, como aluguel. Despesas variadas: acontecem todos os meses, mas o valor pode variar, como luz, água e gás. Despesas extras: são as despesas “surpresa” as quais precisamos estar preparados quando aparecerem, como manutenção do carro.

  1. Poupe e Invista 

Apesar de poupar para muitos significa quase poupança e economia, as diferenças são grandes. Poupar é não gastar,  fazer sobrar uma porcentagem da sua renda – e é importante investir esse dinheiro e não deixá-lo apenas guardado.

 

  1. Objetivos Claros

Apesar de parecer fácil, criar objetivos claros é um tanto complexo. Definir valores, criar uma rotina que faça com que seja possível realizar seus sonhos é difícil.  Então pense em criar uma trilhagem para conseguir realizar o objetivo final. Criar ações práticas e realistas, que não sejam extremos sacrifícios.

Seus objetivos podem ser diversos: Valor no mercado; Investimentos; Fazer uma viagem; Comprar uma casa.

Além de você poder ter um, dois ou vários. O mais importante é que você conseguir ter ações em direção ao sucesso: seja poupando, investindo, de qualquer modo assuma atitudes que te ajudem a alcançar o objetivo, jamais esqueça que antes de tudo é manter o foco.

 

Leia mais:

Dinheiro importa! O dinheiro é importante! Pegou o trocadilho?

Para que serve um cartão virtual do YOURS?

Tenho menos de 18 anos, posso fazer um cartão de crédito?

Vem para a Yours!

Baixe agora nosso App:

Peça sua conta e cartão da Yours

Siga o Yours Bank