Dia do Gamer: confira alguns de seus principais representantes

O “Dia do Gamer” surgiu na Espanha, lá em 2008, quando um grupo de revistas especializadas em games (PlayMania, hobby consoles and PC Mania) decidiram se juntar e firmar a data para celebrar a importância dos games e o benefício deles para todas as culturas.

Aos poucos, essa iniciativa chegou a outros países a ponto de hoje, o Dia Internacional do Gamer ser uma data oficial no mundo todo.

Ao longo do tempo, muitos jogos foram essenciais para a “formação” de novos players, incluindo games como Zelda, Super Maior Bros., GTA, Resident Evil, PES, Fifa entre outras.

Neste Dia internacional do Gamer, veja as principais séries do mercado e relembre alguns de seus principais representantes:

Counter Strike

Lançado no PC, Counter-Strike 1.6 não foi exatamente a primeira versão do famoso jogo de tiro, mas, com certeza, é a sua mais famosa. Lançada em 2003, esta versão foi a responsável por popularizar CS em todo o mundo, especialmente no Brasil, contaminando lan houses com partidas e embates que duravam toda a madrugada. Vale lembrar que a franquia, em si, já existia desde1999, com um game homônimo que ficou disponível para PC.

Por conta do grande sucesso, CS 1.6 inspirou outros games de tiro a seguir o mesmo caminho, com estilo similar e outros detalhes de destaque. Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), título mais recente da franquia, é um dos exemplos, bem como o super-famoso Valorant, da Riot Games, que pega vários elementos emprestados do título da Valve.

Counter-Strike foi um dos responsáveis pela massificação dos jogos por rede no início do século, sendo considerado o grande responsável pela popularização das LAN houses no mundo. O jogo é considerado o originador do esporte eletrônico, onde muitos jogadores levam-no a sério e recebem salários fixos, existindo até times profissionais, e que são patrocinados por grandes empresas como a Intel e a NVIDIA. Pelo mundo existem as ligas profissionais onde o Counter-Strike está presente, como o caso da CPL (que encerrou suas atividades em 2008), ESWC, ESL, WCG e WEG. No caso da ESWC funciona da seguinte forma: cada país tem as suas qualificações no qual qualquer clã pode ir a uma qualificação em uma lan house em qualquer parte do mesmo país, passando depois às melhores equipes, as melhores equipes de cada país encontram-se depois no complexo da ESWC, localizado em Paris, para disputar o lugar da melhor equipe do mundo de Counter-Strike.

Grand Theft Auto

No ano de 1997, os estúdios DMA Design e Tarantula Studios criaram o primeiro Grand Theft Auto para PC, PlayStation e Game Boy Color, que utilizava uma visão de cima do personagem e gráficos pseudo-3D, também conhecidos por 2.5D, não dando a sensação de ser um gráfico tridimensional de verdade. Era possível escolher alguns personagens para jogar, mas que não faziam nenhuma diferença no jogo, tanto visualmente quanto na história. Seu personagem era sempre um boneco de roupa amarela, não importando o avatar que o jogador escolhesse, masculino ou feminino. 

A sensação de liberdade presente nesse jogo era algo novo na época, e é uma das principais características até hoje, onde o jogador pode roubar qualquer veículo ao seu redor e usar alguns tipos de armas. A história do jogo se passa em três cidades, que são paródias de cidades da vida real, como Liberty City (Nova Iorque), San Andreas (San Francisco) e Vice City (Miami). O ano é 1990 e você é um bandido de baixa categoria, que tem a chance de crescer no mundo do crime organizado através de missões para os maiores bandidos da cidade. 

Street Fighter

A série Street Fighter foi criada nos fliperamas com seu primeiro jogo: Street Fighter, lançado em 1987. Esta versão já trazia um jogo de luta, porém bem diferente do que conhecemos. O protagonista era Ryu, o qual enfrentava vários adversários em sequência para vencer o torneio Street Fighter. Jogos de luta naquela época ainda não ofereciam escolha livre de personagens.

O gabinete do fliperama possuía uma segunda entrada caso um jogador quisesse desafiar Ryu, nesse caso como Ken, porém ambos os personagens eram controlados de maneira igual. Algumas ideias como os seis botões de ataque e os golpes especiais por comandos como Hadouken e Shoryuken já eram usados nessa versão. Havia, no entanto, versões do gabinete de Street Fighter com um tipo de almofada para ser socada que determinava a força dos golpes, algo que foi logo abandonado.

O próximo game da franquia será Street Fighter 6, que deve chegar em breve. Apesar do número, não são apenas seis jogos na série: há spin-offs como Street Fighter Zero/Alpha, além de relançamentos que fizeram o mesmo sucesso. Street Fighter também já foi adaptado para as telonas mais de uma vez e ganhou outras versões em animações.

Super Mario Bros.

Provavelmente todo mundo conhece e já jogou a história de Mario Bros, o famoso encanador que tenta salvar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. O que alguns podem não saber é que, no princípio, Mario nem mesmo era o personagem principal do jogo. Ele era conhecido com Jumpman e o jogo era só do Donkey Kong, Mario era só um participante. Toda essa história teve início em 1980.

E na intenção de deixar o personagem o mais próximo possível com um humano, Mario Bros ganhou o seu conhecidíssimo bigode. Primeiramente, Mario era carpinteiro. Entretanto, por passear dentro de canos em seu jogo, ele começou a ser visto como um encanador. Com o passar do tempo e com o sucesso do jogo, Mario Bros foi ganhando mais destaque. Ele ganhou o irmão Luigi, sua história se tornou mais elaborada e com objetivos, além de ter seus vilões mais trabalhados. Sem falar, é claro, os novos poderes fornecidos a ele a seus amigos.

Por fim, é possível afirmar que o jogo do Mario é o principal da Nintendo. Podendo ser até mesmo um dos principais de todos os jogos eletrônicos. São mais de 380 milhões de cópias vendidas no mundo todo, e Mario se tornou um ícone que vai além dos games. O “astro” da Nintendo aparece em vários outros jogos, como a série Smash Bros., e é referência em séries, filmes e outras produções dentro e fora da empresa japonesa.

Pokémon

A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a franquia se estende em jogos, cartas colecionáveis, série de televisão, além de filmes, mangás e brinquedos. Pokémon é a segunda franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás da franquia de Mario que também pertence a Nintendo.

Em 2006, a franquia celebrou seu aniversário de 10 anos. As vendas dos jogos (incluindo home console games, como Hey You, Pikachu!, para Nintendo 64) acumularam mais de 200 milhões de cópias vendidas. Em novembro de 2005, a4kids entertaiment, que tinha conseguido o licenciamento da série animada, anunciou que havia concordado em não renovar o contrato da representação da franquia. A Pokémon USA Inc., uma subsidiária da japonesa Pokémon Co., passou a supervisionar todas as licenças de Pokémon fora da Ásia. Até 2013, a franquia de Pokémon acumulou ¥4 trilhões ao redor do mundo (equivalente a US$ 40,98 bilhões).

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